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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO GRANDE DO SUL - 2008)Número Original: 26Código: 12924

Verão

Barroco - Brasil Colonial (História)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
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INSTRUÇÃO: Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre o Barroco brasilei- ro do Período Colonial. A arte do Barroco surgiu, no contexto de reorga- nização da Igreja Católica, pela necessidade de expandir a fé cristã no Novo Mundo. O Barroco baiano produziu igrejas de pequeno porte e de decoração austera, devido à deca- dência da economia do açúcar. A riqueza advinda da mineração possibilitou o florescimento do Barroco mineiro, cujos mestres e artistas, vários deles mestiços, introduziram elementos originais da cultura local (negra e indígena). Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho de Vila Rica, foi um dos mais destacados escultores e decoradores do período, tendo produzido uma das obras mais importantes do barroco brasilei- ro no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG). Estão corretas apenas as alternativas A) B) Cc) D) E) tell. lelll. I, Ile lv. He lll. lle lV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Barroco - Brasil Colonial (História)

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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais. (Adaptado de Camila F. G. Santiago, "Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.), Sons, formas, cores e movimentos na modernidade atlântica. Europa, Américas e África. São Paulo: Annablume, 2008, p. 385.) Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como a) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento. b) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais. c) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras ‘de arte sacra europeias. d) popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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